terça-feira, 15 de maio de 2012

Drive (Original Motion Picture Soundtrack), Cliff Martinez


por Milla Oliveira

cliff martinez, drive, drive filme, hollywood, jaqueta, lovefoxx, milla oliveira, música italiana, musica independente red hot chilli peppers, synthpop, trilha sonora, trilha sonora filme



"Eu te dou cinco minutos quando chegarmos lá. Qualquer coisa que acontecer nesses cinco minutos, eu sou seu. Qualquer minuto antes ou depois e você está por sua conta. Eu não participo do serviço e não carrego uma arma. Eu dirijo."


Quando o personagem de Ryan Gosling, protagonista  de Drive (2011), surge na tela com um escorpião gravado nas costas de uma jaqueta prateada não há quem não sinta o climão dos anos 80 durante o seu caminhar misterioso. A responsabilidade por este feito é de Cliff Martinez, ex-baterista do Red Hot Chilli Peppers e organizador da trilha sonora de Drive, longa metragem dirigido por Nicholas Winding Refn e lançado este ano no Brasil.

Apesar de ter composto 14 das 19 faixas da trilha, Martinez contou com a presença de  Lovefoxxx ( a mesma do CSS, porém em versão mais sóbria), Kavinsky, Desire, College, Electric Youth e The Cromatics, artistas de várias partes do mundo representantes das novas safras de compositores de música eletrônica. O synthpop é o sub-gênero que representa a alma deste soundtrack, cortado  por uma canção antiga dos italianos Riz Ortolani e Katyna Ranieri.




O filme


O longa se passa em Los Angeles e conta a história de um motorista que trabalha em assaltos e é também dublê em filmes de Hollywood. O protagonista apaixona-se pela vizinha e se sente obrigado a ajudar seu marido, um ex-presidiário, em um assalto. De tão sombrio, misterioso e calado,  não se descobre quase nada sobre sua vida durante todo o filme, nem mesmo o seu nome. Aí  entra o peso da trilha de Cliff Martinez, que em diversas cenas faz as vezes da fala do personagem.





O disco tem um pecado: depois da faixa de número cinco tem-se uma sequência de ruídos – sim, eles formam quase a metade do CD -  que seguem até a última canção, fazendo com que as ótimas composições anteriores deixem saudades e valham cada repeteco no player.



Nenhum comentário:

Postar um comentário